Uma combinação muito perigosa: pedestres, carros e uso de celulares dentro das empresas

Celulares na empresa
Celular na empresa: o risco invisível de atropelamentos entre pedestres e veículos

O assunto não é novo. Já tivemos inúmeros acidentes envolvendo pedestres, carros e uso de celulares no interior das empresas. Atropelamentos, quedas, colisões e situações de risco têm aumentado com a presença constante dos aparelhos.

No entanto, esse tema é pouco discutido dentro das empresas. Muitas vezes, o celular é visto apenas como ferramenta de trabalho, e não como um agente causador de acidentes.

Neste artigo, vou colocar algumas questões sobre o uso de celulares no trabalho, os benefícios, os riscos e, principalmente, o que fazer para diminuir os riscos dentro da empresa.

Benefícios dos celulares na empresa

É fato: os celulares trouxeram grandes avanços. Vamos ver os principais benefícios:

Comunicação rápida

Em uma empresa, onde tempo é recurso crítico, é possível resolver muitos assuntos de forma rápida através dos celulares:

  • Chamadas de voz;
  • Mensagens instantâneas;
  • E-mails;
  • Chamadas de vídeo.

Custos

Os planos de celulares estão cada vez mais atraentes e, com isso, popularizaram de vez o aparelho. Hoje, todo mundo tem um celular, o que facilita a comunicação interna e externa.

Segurança pessoal

As pessoas passaram a utilizar o celular como meio de se defenderem em situações de emergência:

Ligações para se orientar quando estão perdidas;

  • Conversar com um amigo quando se sentem inseguras;
  • GPS que possibilita encontrar alguém ao ser solicitado resgate (após acidente de carro, por exemplo);
  • Rastrear um filho adolescente.

Internet

Estar conectado com as redes sociais virou necessidade para muitos. Os celulares trouxeram essa facilidade, independente de onde você esteja:

  • Fazer pesquisas;
  • Encontrar alguém;
  • Conversar usando APPs com possibilidade de enviar imagens e vídeos;
  • Enfim: o mundo em nossas mãos.

Trabalho e negócios

Estar em contato com funcionários e clientes é de suma importância para agilizar negócios. Os celulares facilitam tudo isso com:

  • Chamadas de vídeo;
  • Mensagens;
  • E-mails;
  • Programas de documentos móveis;
  • Mensagens de multimídia.

Sem contar a facilidade para executar trabalhos que antes só eram possíveis nos escritórios. Tudo isso resulta em economia para as empresas.

Problemas com o uso de celulares

Mas, ao mesmo tempo, o celular pode se tornar um grande problema.

Pode se tornar um vício

O uso excessivo dessas ferramentas pode viciar. “Apesar de o distúrbio ainda não constar no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, estudos recentes apontam que as mudanças causadas no cérebro pelo abuso na utilização da web são similares aos efeitos de drogas químicas, como o álcool e a cocaína.”

Riscos no trânsito

Apesar de ser lei, muitos são os motoristas que dirigem falando ao celular. Mas os pedestres também têm sua parcela de culpa nos acidentes envolvendo atropelamentos.

Virou moda andar falando ou passando mensagens pelo celular. Com isso, tanto pedestres quanto motoristas acabam se distraindo e provocando acidentes, muitas vezes fatais.

Outros problemas envolvendo celulares

Os problemas envolvendo celulares são muitos e vão desde os citados acima até:

  • Presença de bactérias nos aparelhos;
  • Perda da visão;
  • Perda da audição;
  • Possível esterilidade;

Mudanças comportamentais em bebês que a mãe fez uso do celular durante a gravidez e nos primeiros anos de vida da criança.


O que fazer para diminuir os riscos dentro da empresa?

A primeira ideia é sempre proibir o uso de celulares no interior da fábrica, mas isso pode gerar outros problemas:

  • Resistência dos colaboradores;
  • Dificuldade de comunicação rápida;
  • Perda de agilidade em negócios.

O que fazer então?

Algumas dicas práticas

Para reduzir os riscos de atropelamentos e acidentes entre pedestres e veículos, considere:

Criar um procedimento para uso de celulares no interior da empresa e definir:

  • Proibição do uso do aparelho durante as operações;
  • Somente pessoas com aparelhos cedidos pela empresa poderão utilizar o celular em áreas de risco;
  • Define situações e locais onde o uso é permitido (ex.: áreas administrativas, corredores livres de veículos).
  • Sinalizar os trajetos de pedestres com placas do tipo:
  • “Pare ao fazer uso do celular”;
  • “Atenção: pedestres com celular têm menor atenção”;
  • “Zona sem celular: área de movimentação de veículos”.

Faça campanhas de conscientização para os pedestres e motoristas:

Palestras sobre riscos de distração com celular;

  • Cases de acidentes reais (quando possível);
  • Materiais impressos e digitais (e-mails, cartazes, vídeos).

Defina caminhos preferenciais com barreiras físicas nas áreas de movimentação de veículos:

  • Corredores exclusivos para pedestres;
  • Faixas demarcadas;
  • Guard-rails, barreiras, grades ou muretas que separar pedestres de veículos.

Estabeleça gestão de consequências para quem não cumprir as regras:

  • Advertências;
  • Suspensão de uso de celular em áreas de risco;
  • Medidas disciplinares conforme o regulamento interno.


Por que agir agora?

Pode ser que nunca aconteça um atropelamento dentro de sua empresa, mas não espere acontecer para tomar as medidas e controle. Os riscos aumentaram muito com o uso dos celulares.

Apesar de ser um instrumento de trabalho importante, o celular é também um agente causador de acidentes quando usado de forma inadequada.

Todo cuidado é pouco, principalmente nas empresas que têm grande número de aprendizes, que na maioria são adolescentes. Eles são mais vulneráveis à distração, ao vício em redes sociais e ao uso excessivo do celular.

E você, colega?

Já teve problemas com celulares dentro da empresa?
Viu algum acidente, quase acidente ou situação de risco envolvendo pedestres, vehículos e celular?

Deixe seu comentário! Sua experiência pode ajudar outras empresas a prevenir acidentes semelhantes.

  

Postagem Anterior Próxima Postagem